A Impressora travou? Saiba como resolver os principais possíveis problemas

Apesar de úteis, as impressoras às vezes apresentam problemas que, normalmente, os usuários não sabem como solucionar. Veja quais são os problemas mais comuns apresentados pelas impressoras e como resolver:

1. Fila de impressão
A fila de impressão se forma quando a impressora tem um acúmulo de arquivos que precisam ser impressos, que pode ser causado por algum problema no papel ou arquivos muito pesados, e acaba atrasando todo o processo.

Nesse caso, se o seu computador for um Windows, basta acionar o “Ctrl+Alt+Del”, abrir o painel de controle e cancelar os arquivos que estão apresentando problema. Caso seja um Apple, essa função é encontrada em “Utilitários de Impressão”.

2. Tinta
Caso a folha tenha saído em branco ou então manchada, o problema é na tinta – se ela estiver velha e seca, a impressora pode parar de funcionar. Para resolver o problema, basta trocar ou recarregar o cartucho. Não se esqueça de verificar se ele está instalado corretamente e evite produtos piratas, pois, além de danificarem o aparelho, podem ser recusados pela impressora.

3. Papel preso
Um problema muito comum entre as impressoras é o engasgo com papel, o que significa que a folha de papel ficou presa na máquina. Se isso acontecer, desligue a impressora e puxe, com cuidado, o papel para fora, seguindo o sentido em que ele sairia normalmente.

Verifique se não ficou nenhum pedaço preso na impressora, coloque novas folhas e ligue. O processo de impressão deverá recomeçar de onde foi interrompido. Para evitar que o papel engasgue novamente, organize as folhas na bandeja de impressão e confira se elas não estão coladas umas nas outras, para evitar que a impressora puxe várias ao mesmo tempo.

4. Queda de energia
Caso haja uma queda de energia enquanto você está utilizando a impressora, desligue-a imediatamente. Além de evitar danos quando a energia voltar, você ainda impede que o processo de impressão recomece enquanto você remove a folha parcialmente impressa.

Retire o papel que ficou impresso pela metade, ligue a impressora e veja se ela não indica nenhum sinal de erro. O aparelho deve retomar a impressão sozinho, se não, mande o arquivo para impressão novamente.

5. Papel fotográfico
Os papéis fotográficos possuem um lado certo de impressão, já que o outro não absorve tinta e pode sujar toda a impressora. Se você colocou o papel do lado errado, tente interromper a impressão e retire-o com cuidado para não espalhar a tinta – você pode utilizar lenços ou papel toalha para não sujar as mãos.

Se não deu tempo de cancelar a impressão e a tinta se espalhou, utilize produtos de limpeza para retirar a mancha. Caso a tinta tenha caído dentro da impressora, abra a tampa de acesso aos cartuchos, retire-os e desligue a máquina; passe um pano que não solte fiapos com um pouco de álcool para tirar a tinta. Depois disso, faça um teste de impressão e verifique se o papel não ficou manchado.

Essas são as soluções para os problemas mais comuns com as impressoras, se o seu aparelho estiver apresentando falhas, fazendo barulhos estranhos ou então não ligar, procure uma assistência técnica.

Via: compumake

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *