Mudança oferece melhor qualidade de som e imagem, afirma engenheiro

Mudança oferece melhor qualidade de som e imagem, afirma engenheiro

O que muda com a migração do sinal analógico de TV para o digital?

O princípio de transmissão é o mesmo, o que muda é a a maneira como as informações (contendo dados de áudio de vídeo) são inseridas dentro da onda que será transmitida. Com o novo sistema, o telespectador terá acesso gratuito a transmissões de som e imagem em alta resolução.

Luís Carlos Brito, engenheiro da InterTV Cabugi

Luís Carlos Brito, engenheiro da InterTV Cabugi

Na prática o que isso significa?

Áudio sem chiado e vídeo sem chuvisco nem ‘fantasmas’. O sinal digital recebe as mesmas interferências do analógico, mas as transmissões no novo sistema contém códigos corretores que são inseridos para garantir a decodificados integral dos dados no destino: se determinadas informações deixaram de ser recebidas, esses códigos completam o sinal e/ou descartam sinais múltiplos (refletidos por árvores ou paredes próximos da antena) que também interferem na recepção.

Então aquelas esponjas de aço penduradas na antena vão perder a utilidade?

Sim, em vez de 1.001 serão apenas 1.000 utilidades. Com o sinal digital, não fará diferença nenhuma esses improvisos, o importante é posicionar corretamente a antena – seja ela interna (mais suscetível a interferências) ou externa.

Quais as diferentes opções de áudio estarão disponíveis no formato digital?

Além de multiplicar a qualidade da imagem por seis (na analógica são 480 linhas horizontais, enquanto a digital possui 1.080 do padrão Full HD), e informações adicionais como legendas, as transmissões digitais também disponibilizam quatro faixas de áudio: canal estéreo comum, bem superior ao sinal analógico que transmite mono; outra com o benefício inclusivo da audiodescrição; e outras duas opções para quem utiliza equipamentos de reprodução de som mais sofisticados como os ‘home theater’ que utilizam tecnologia do sistema ‘surround’ 5.1 – uma com o áudio original e a segunda com o áudio dublado.

Quais as razões para a mudança?

Antes a concorrência das TVs se limitava a outras emissoras, hoje entraram na competição outras tecnologias e outros meios de comunicação. Então vejo uma necessidade tecnológica nessa mudança, que tanto oferece melhor qualidade (de som e imagem) como tornar a televisão mais competitiva dentro desse novo contexto.

E quem já pode receber o sinal digital?

Todos os telespectadores que utilizarem televisores fabricados depois de 2010. Todos as TV de tubo, por exemplo, vão precisar instalar os kits Seja Digital para continuar recebendo o sinal da TV aberta a partir de 31 de maio.

Via: tribunadonorte

, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *