Como funciona uma impressora?

Você sabe como funciona uma impressora?

Desde o clique no botão imprimir até a impressão final, sua foto ou texto faz um longo caminho pelo computador. Conheça esse processo e também dicas de como manter sua impressora bem cuidada.

Quando voce está em casa ou no escritório, e escreve um texto no computador, muitas vezes acaba imprimindo o resultado, não é? É só clicar um botão e logo depois o papel com o seu trabalho sai na boca da impressora. Mas qual o caminho percorrido até a tinta grudar no papel? Já tentou decifrar esse processo? Então dá uma olhada para saber como funciona uma impressora. Neste caso, uma de jato de tinta.

Assim que você clica no botão imprimir, as informações contidas no arquivo word ou powerpoint, por exemplo, são enviadas para o software da impressora. É o processador da impressora que termina o processo de transformar o arquivo que está no computador em um código entendido pelo chip dos cartuchos de tinta. Sem essa conversa entre os dois, fica impossível imprimir alguma coisa. Mas aí a dúvida é: “como as figuras são reproduzidas sem erro algum, exatamente da maneira que está no arquivo que mandei imprimir?”. Bom, essa é a tarefa dos pequenos e precisos motores.

“Existe um algorítimo que faz o posicionamento exato de cada gota na posição certa. Quando você compõe uma letra ou uma foto, existe um posicionamento específico para cada gota. Então o posicionamento da tinta no papel é sempre fundamental para qualidade de impressão”, afirma Sérgio Shimura, egenheiro de produtos da HP.

A tinta armazenada sai por micro furos quase invisíveis a olho nú. Nos cartuchos pretos por exemplo, são 600 pequenos pontos por onde a tinta é despejada com precisão milimétrica. Cada gota de tinta enviada para o papel tem apenas 5 picolitros, como é chamado tecnicamente. Para você ter uma idéia de como essa quantidade de tinta é pequena, a gente ia precisar de um trilhão de picolitros para encher uma garrafa de um litro! E além disso, na nossa impressora a tinta ainda é aquecida!

“É como se fosse uma fervura mesmo ele esquenta muito aquela região na câmara. É um processo de ebulição mesmo, ele cria um vapor e ele expulsa o resto da tinta da câmara”, conta Shimura

Com apenas 5 ml de tinta preta, é possível imprimir mais ou menos 200 páginas de texto. Mas o preço dos cartuchos ainda dói no bolso, por isso é bom sempre manter alguns cuidados com sua impressora.

Shimura explica quais os pontos importantes para tem uma impressora sempre funcionando, “são três aspectos que a gente considera importantes para uma boa qualidade de impressão. O primeiro é o papel, ele tem que ser favorável ao não espalhamento da tinta. O outro é a tinta, a qualidade da tinta importa muito para impressão. E o outro é o posicionamento”.

Via: Compumake

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *